Visitas: 3282
Usuários Online: 1
O segundo dia do Conclave começou como terminou o primeiro: sem um novo papa eleito. A fumaça preta voltou a ser vista da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, às 6h51 desta quinta-feira (8, horário de Brasília).
A fumaça preta indica que os 133 cardeais eleitores ainda não escolheram o novo pontífice da Igreja Católica. O papa eleito deve somar ao menos 89 votos, o equivalente a dois terços.
As votações começaram na quarta-feira (7) e a fumaça preta foi vista pela primeira vez neste Conclave às 16h01 (horário de Brasília). Nesta quinta-feira, duas votações já foram feitas, culminando na primeira fumaça preta do dia, e mais duas estão previstas para o turno da tarde.
Segundo as previsões da Santa Sé, a terceira rodada de votação desta quinta-feira deve acabar perto de 12h30. Se houver uma definição, a fumaça sairá branca. Caso não, não será expelida fumaça da chaminé e uma quarta votação será feita pelos cardeais.
O resultado dessa eventual quarta votação deverá ser revelado ao mundo por volta das 14h. Em caso de eleição, fumaça branca. Sem definição, outra vez sairá a fumaça preta.
Caso mantenha o padrão dos últimos dois Conclaves, este poderá ser encerrado nessas votações que restam à tarde. Isso porque Bento XVI (em 2005) e Francisco (em 2013) foram eleitos no segundo dia.
Nenhum Conclave do início do século XX até o último durou mais do que quatro dias. Especialistas em Vaticano acreditam que até esta sexta-feira (9) o novo papa deverá ser eleito.
Dezenas de milhares de fiéis se reuniram na Praça de São Pedro nesta quinta-feira e seguem acompanhando a movimentação que é anunciada pela chaminé.